Pular para o conteúdo principal

St. Patrick’s Day e a festa da cerveja

Parade de 2015: Celebrate Now
O St. Patrick’s Day tornou-se, com o passar dos anos, o feriado santo mais comemorado na Irlanda, atraindo irlandeses e gente de todo o mundo para o seu famoso desfile, sempre no dia 17 de março. Mas quem é St. Patrick? Bom, em 2015 eu tive a oportunidade de participar da celebração da data, em Dublin, capital do país, e conto agora para vocês alguns detalhes dessa festa verde!

Começando do começo: Saint Patrick e os símbolos irlandeses

São Patrício foi um missionário que veio para converter e trazer a religião católica aos pagãos celtas que habitavam a Irlanda, e hoje é considerado o padroeiro do país. Ele utilizava o trevo de três folhas como uma metáfora para explicar a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) aos pagãos.

Há também uma versão de que a folhinha verde era considerada sagrada pelos celtas, uma vez que representava a chegada da primavera. Bom, numa comunhão das duas histórias, o fato é que o trevo tornou-se o principal símbolo que representa a Irlanda!


Além do trevo, outro símbolo dos feitos de St. Patrick são as serpentes, que frequentemente aparecem aos pés do santo nas imagens. Diz a lenda que St. Patrick as afugentou da Ilha Esmeralda – como a Irlanda é conhecida – por meio de um encanto, guiando-as para a costa do país, diretamente para o Oceano Atlântico.

Porém, répteis não se adaptam a regiões de clima muito frio, o que torna quase impossível a existência de cobras por lá. A metáfora por trás da lenda quer dizer, na realidade, que St. Patrick “expulsou” os cultos, ritos e crenças pagãos que existiam na Irlanda até então.

Tá, mas e a festa?

Assim como o carnaval no Brasil, o Dia de São Patrício se tornou uma data de comemoração e festa para os irlandeses, que saem às ruas vestidos de verde, com o rosto pintado e esbanjando alegria! Os festejos começam no dia 14 de março e vão até dia 17 do mesmo mês – dia reconhecido como o da morte do santo.

Nossa comemoração da data, em 2015, em um apartamento em frente à Parade!

Várias cidades da Irlanda contam com uma intensa agenda durante esses dias, além de outros países, que aderiram às comemorações, como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália e Singapura. Desde o ano passado, o Brasil também homenageia a Ilha Esmeralda, e participa do chamado Greening, que colore de verde os monumentos da cidade. No nosso país, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a Ponte Juscelino Kubistchek, em Brasília, são alguns dos pontos que foram iluminados para celebrar o St. Patrick’s Day.

A famosa Parade

Mas o ponto alto da comemoração ocorre mesmo é com o desfile do dia 17 de março, em Dublin. A famosa Parade percorre as vias e os pontos principais da cidade, em um colorido e divertido festival de danças, coreografias e fantasias. Como em um bloco de rua, uns se aglomeram para assistir às performances, enquanto outros seguem o desfile até o seu final, logo após a St. Patrick’s Cathedral.

E da varanda de um apartamento em frente à Catedral, tive uma visão privilegiada de toda a festa de 2015, que contou com o tema Celebrate Now. Em 2018, o tema é Home is Where the Heart is, ou seja, Casa é Onde o Coração Está! <3

Terra dos pubs

E, claro, na terra dos pubs, onde até a cerveja fica verde, é para lá que todo mundo segue após o desfile – durante a parade, estabelecimentos comerciais, como supermercados, ficam proibidos de vender bebidas alcoólicas, e é proibido beber nas ruas.

Crédito da foto: Portal O Que Visitar
A região do Temple Bar, famosa por aglomerar os mais famosos pubs da capital, fica lotada de gente, a maioria vestida de verde, com trevos pintados no rosto e usando chapéus de Leprechaun, uma figura mitológica da Irlanda.

Um feliz St. Patrick’s Day para vocês, com um brinde de pint!


Outros links que podem te ajudar:

- Também tem dúvidas sobre como fazer reservas nos hotéis? Dá uma olhadinha nesse link! :)
- Precisando de dicas sobre passagens aéreas, trens, ônibus? Vem pra cá!! :)


- Passaporte, dinheiro, cartão de crédito: um pouco de tudo isso nesse link! :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tomorrowland Bélgica: um guia de como chegar lá!

* Este post é atualizado conforme novas informações sobre o Tomorrowland Bélgica - Última atualização: 01/08/2018 ) Tomorrowland Bélgica 2018 A 14ª  edição do Tomorrowland Bélgica foi realizada em dois finais de semana, entre os dias  20 e 22 de julho, e entre os dias 27 e 29 de julho . No ano de 2013, eu tive a oportunidade de participar desse mundo mágico chamado Tomorrowland e, quando voltei, decidi escrever um post explicando em detalhes como fazer parte do sonho. A cada ano, desde então, atualizo as informações aqui na página, uma vez que várias novidades são inseridas no festival ano após ano. A partir daqui, entre no mundo Tomorrowland e saiba, em detalhes: quanto custa ir para o Tomorrowland, os tipos de ingressos e pacotes, acomodações oferecidas, formas de retirada dos vouchers, como chegar e sair do festival, como funciona o camping (DreamVille) e muito mais! O que é o Tomorrowland O Tomorrowland é um festival de música eletrônica que acontec

Tomorrowland Brasil: O mundo mágico ganha um novo capítulo!

Como será em 2016 A 2ª  edição do Tomorrowland Brasil será realizada nos dias  21, 22 e 23 de abril . A produção do evento irá divulgar mais informações a partir de janeiro/2016. Enquanto isso, veja aqui informações sobre como foi a edição 2015! :) E o que, até então, era boato se tornou realidade! O Brasil sediará uma edição do Tomorrowland, entre os dias 1, 2 e 3 de maio de 2015 . O evento será realizado no interior de São Paulo, em Itu, com o tema Book of Wisdom (Livro da Sabedoria) . A expectativa de público, segundo a ID&T, produtora do evento, é de 60 mil pessoas. Serão seis palcos e cerca de 150 atrações, como David Guetta, Steve Aoki, Avicii, Fatboy Slim, entre outros. Assim como o Tomorrowland realizado na Bélgica, o Tomorrowland Brasil ofertará ingressos para os três dias juntos e para dias separados, assim como os pacotes de Global Journey e o famoso DreamVille, uma área de camping anexa ao festival. Idade mínima: 18 anos completados at

Documentos, dinheiro, cartões: tudo o que você precisa para o seu mochilão na Europa

Reservas de hotéis, seguro saúde, passagens aéreas, cartões, dinheiro: quase tudo pronto! Começou a bater um frio na barriga com a proximidade da viagem! A menos de 15 dias do embarque, e com tudo praticamente comprado (hospedagens, passagens de avião, trem e ônibus, tickets de festas e museus), o que nos resta agora é imprimir toda essa papelada, guardar os euros e separar as roupas e documentos! Então, meu post de hoje vai ser pra falar um pouco sobre essa parte burocrática, digamos assim, que envolve uma trip para a Europa! Documentos Para entrar na Europa, basta ter um passaporte válido , não sendo necessário o visto, graças a um acordo  firmado entre o Brasil e a União Europeia. Além disso, por meio de um outro acordo, o Tratado de Schengen , é permitida a livre circulação de pessoas entre os países que fazem parte do documento, sem a necessidade de apresentação de passaporte nas fronteiras. Assim, se você fizer sua primeira parada na Bélgica e, depois, for para